×

73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6×1, aponta pesquisa

Cerca de 84% dos brasileiros defendem que trabalhadores tenham, no mínimo, dois dias de descanso por semana, segundo pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro nas 27 unidades da Federação. O levantamento ouviu 2.021 pessoas acima de 16 anos e aponta que 73% apoiam o fim da escala 6×1, desde que não haja redução salarial.

De acordo com o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, 62% dos entrevistados afirmaram saber que há uma proposta em discussão no governo federal e no Congresso Nacional para extinguir a escala 6×1. Entre esses, 12% dizem conhecer bem o tema e 50% afirmam conhecer parcialmente. Outros 35% nunca ouviram falar da proposta.

De forma geral, 63% dos consultados se declararam favoráveis ao fim da escala 6×1. Quando questionados sobre a possibilidade de redução salarial, 30% condicionaram o apoio à manutenção da remuneração. Entre os 22% que são contrários à mudança, 11% manteriam a posição e 10% aceitariam a proposta se não houvesse perda salarial.

Com a inclusão da hipótese de diminuição do salário, o percentual de apoio ao fim da escala cai para 28%. Além disso, 40% dos entrevistados se dizem favoráveis somente se não houver impacto na remuneração, e 5% ainda não têm opinião formada sobre esse ponto. Para Tokarski, a discussão central no Congresso envolve a viabilidade de reduzir a jornada sem afetar o salário.

A pesquisa também mostra que 84% dos participantes acreditam que o trabalhador deveria ter duas folgas obrigatórias por semana. Tokarski avalia que a resistência à redução salarial está relacionada ao contexto de renda média baixa e à necessidade financeira dos trabalhadores.

Fonte: Portal Ceará

Publicar comentário