Mais de 2.700 escolas no Ceará ainda podem disputar prêmios na OLITEF
A menos de três meses do prazo final de inscrições para a OLITEF (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), o Ceará é o segundo estado brasileiro com a maior adesão de escolas para a competição, um desempenho relevante, mas que ainda pode crescer. Ao todo, mais de 3.800 escolas cearenses têm a oportunidade de participar da iniciativa e concorrer a prêmios de até R$ 100 mil em kits voltados à melhoria da infraestrutura escolar. A participação é gratuita para instituições públicas e privadas.
De acordo com a organização, até agora apenas 1.183 escolas do Ceará fizeram adesão à OLITEF 2026, o que corresponde a um engajamento de 29,30% das instituições habilitadas. Entre instituições inscritas, a cidade de Fortaleza concentra o maior número de registros.
Promovida pelo Tesouro Nacional e pela B3, com apoio do Ministério da Educação e do Banco Central, a OLITEF é direcionada às escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, com atividades adaptadas por nível e aplicação de provas em formato presencial ou online.
Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal, a iniciativa busca ampliar o acesso ao conhecimento financeiro desde a base escolar. “Com a OLITEF, queremos engajar escolas, professores e alunos no aprendizado de temas como finanças pessoais, orçamento, matemática financeira e investimentos, aproximando esse conteúdo da realidade dos estudantes e democratizando o conhecimento financeiro para todos”, afirma.
Cada escola sorteada recebe um kit educacional no valor de R$ 100 mil, que pode ser destinado à montagem de laboratórios de informática, ciências ou robótica, além de premiações individuais de R$8.000 em títulos públicos para gestores e professores. Escolas que se inscreverem até 1º de julho tem o dobro de chance no sorteio dos kits de premiação.
Nesta edição, a expectativa é distribuir R$ 7,7 milhões em prêmios em todo o país. “Temos um papel, enquanto bolsa, de desenvolver o interesse dos jovens pelo mundo dos investimentos a partir da educação financeira. Desta forma, estimulamos a formação de uma geração mais consciente em sua relação com o dinheiro e fomentamos o desenvolvimento de um mercado de capitais cada vez mais sólido e sustentável”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.
No ano passado, a Olimpíada mobilizou quase 2 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras. Em 2026, a iniciativa já soma mais de 13.300 instituições inscritas nacionalmente, mas ainda com ampla oportunidade de adesão. Saiba mais no site www.olitef.com.br
Sobre a OLITEF
A OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela B3, a bolsa do Brasil, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME. A ação, que ocorre anualmente, é organizada pela UpMat Educacional e tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Fonte: Cauê Diniz
Publicar comentário