
Sobral poderá ganhar hospital universitário e novo curso de medicina
O município de Sobral pode estar próximo de um dos maiores avanços na área da saúde e da educação dos últimos anos. Nesta terça-feira (1º), uma reunião em Brasília reuniu o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PSB), o presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Dr. Artur Chioro, e a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne. Na pauta, a implantação de um Hospital Universitário na cidade. Segundo a reitora, o projeto conta com o apoio do governador Elmano de Freitas (PT)
A proposta prevê que a nova unidade hospitalar seja fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a União, com papel estratégico na futura implantação do curso de Medicina da UVA, além de atender a demanda do curso de Medicina da UFC.
Sobre o curso de Medicina da UVA, o processo está em tramitação no Conselho Estadual de Educação, e a expectativa é que o anúncio oficial seja feito em breve pelo governador.
“A meta é garantir a formação de médicos e outros profissionais da saúde dentro da rede pública de ensino superior do Ceará, beneficiando diretamente nossa região”, destacou a reitora Izabelle Mont’Alverne.
Segundo consta, o Hospital Universitário de Sobral ocupará boa parte do terreno do antigo aeroporto. Uma equipe técnica da EBSERH deverá visitar à cidade para realizar estudos de viabilidade e definir os próximos passos da implantação.
Se confirmado, o projeto representará um passo decisivo na consolidação de Sobral como um centro regional de excelência em educação superior e saúde pública de alta complexidade.
Fonte: Sobral em Revista
Publicar comentário