×

Ceará recebe 64 médicos pelo programa Mais Especialistas

O Ceará será o estado do Nordeste com maior número de médicos contemplados na nova seleção do programa Mais Especialistas, do Governo Federal. Dos 501 profissionais selecionados para atuar em 212 municípios do país, 64 serão distribuídos no território cearense. O início do atendimento está previsto para setembro. Outros 400 médicos não chamados nesta etapa ficarão em lista de espera.

Segundo o governador Elmano de Freitas, a medida reforça o atendimento especializado no interior do estado. “A chegada de mais 64 médicos especialistas ao Ceará é um reforço importante no atendimento de maior complexidade. Quando há integração entre União, estados e municípios, é possível transformar a vida do nosso povo”, afirmou.

Os profissionais, que têm em média 12 anos de experiência, atuarão em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades de saúde em todas as regiões do país. Do total, 26% vinham atuando exclusivamente na rede privada e agora também atenderão pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, destacou a prioridade dada às áreas mais carentes de especialistas. “Mais de 70% dos selecionados serão alocados no interior do país, em locais com índices abaixo da média nacional de especialistas por habitante”, explicou.

A distribuição das vagas levou em conta a capacidade instalada dos serviços de saúde, a demanda local e o deslocamento da população até os locais de atendimento.

Publicar comentário