×

Sâmia Farias diz por que quer continuar como defensora-pública geral do Ceará

Com o título “Consolidar caminhos é a missão da Defensoria Pública”, eis artigo de Sâmia Farias, atual defensora-pública geral do estado do Ceará. Ele diz por que quer continuar à frente da DPCE.

Confira:

A Defensoria Pública do Ceará tem avançado na construção de uma instituição cada vez mais próxima das pessoas. Em pouco tempo, ampliamos o atendimento para cidades onde antes não havia defensores, inauguramos novas sedes e estruturamos uma atuação voltada às populações mais vulnerabilizadas e criamos projetos de acesso à direitos, como o Pipa, Pilar, Defensoras Populares, Ceará com Direitos e Amar Defensoria.

São ações concretas que se consolidam em escuta e atendimentos itinerantes nas periferias urbanas, cozinhas populares, escolas públicas e comunidades tradicionais, permitindo que a cidadania seja exercida nos territórios onde a exclusão sempre foi mais profunda. Também realizamos uma grande reestruturação na carreira, que tem permitido a consolidação da presença de defensores em interiorização real e efetiva. Não se trata apenas de abrir portas, mas de consolidar parcerias, estruturar sedes, formar equipes e garantir a presença contínua e capaz de impactar a realidade local.

Como nos lembra Gilberto Gil, é o tempo que transforma as formas de viver. Também a Defensoria precisa desse compasso: os frutos da interiorização, das políticas de inclusão e das ações afirmativas não podem ser colhidos com pressa: é no ritmo paciente da história que se revela a força da transformação. Nosso desafio é cultivar raízes sólidas, capazes de resistir às intempéries e de frutificar em benefício do povo cearense.

Projetos estruturantes como a expansão territorial, os programas de acolhimento, de criação de redes de lideranças e as ações afirmativas são sementes que precisam florescer. A verdadeira ousadia está em sustentar o que está dando certo, fortalecer o que está amadurecendo e garantir que os frutos sejam colhidos no tempo e por quem mais precisa.

O futuro da Defensoria repousa na coragem de firmar estruturas que resistam ao calendário eleitoral e à ânsia de protagonismos. Defender a continuidade institucional é respeitar o tempo das políticas públicas, permitindo que cada gestão floresça e consolide sua contribuição. A Defensoria Pública é uma instituição de Estado, e o compromisso com o futuro exige estabilidade, coragem e perseverança. É assim que avançaremos ainda mais: transformando conquistas em direitos efetivos, fortalecendo a cidadania e garantindo que nenhum cearense fique para trás.

*Sâmia Farias

Atual defensora-pública geral do Estado do Ceará.

DETALHE – O pleito para a formação da lista tríplice para defensor-públkco geral ocorrerá na próxima sexta-feira. Além de Samia, disputa Elizabeth Chagas, Adriano Leitinho e Weimer Salazar  Montoril.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Publicar comentário