×

Inadimplência em Fortaleza recua e melhora expectativa para consumo de fim de ano

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor em Fortaleza, realizada pela Fecomércio-CE e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), revelou uma melhora significativa na capacidade de pagamento das famílias em outubro.

O índice de consumidores com contas em atraso caiu de 21% em setembro para 17,8% em outubro, o menor percentual do ano, indicando avanço na reorganização financeira dos lares fortalezenses.

Mesmo com uma leve alta no número total de endividados — que passou de 68,7% para 70,6% — a redução da inadimplência demonstra um cenário mais estável para o consumo.

A tendência anual, segundo o levantamento, segue positiva, uma vez que o índice de endividamento total era de 76% em outubro do ano anterior.

De acordo com a diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, o processo de ajuste financeiro das famílias continua avançando.

“As pesquisas deste segundo semestre mostram, mês a mês, que a inadimplência vem diminuindo e que o consumidor está mais consciente, fazendo mais planejamento e se organizando financeiramente. Isso abre espaço para que o consumidor se prepare melhor para as compras de fim de ano”, destacou.

O estudo mostra ainda que os consumidores estão destinando, em média, 41,1% da renda familiar ao pagamento de dívidas — aumento de 3 pontos percentuais em relação a setembro.

O cartão de crédito continua sendo o principal instrumento de endividamento, utilizado por 78,4% dos entrevistados, seguido por compras de alimentos a prazo (57,2%) e despesas com saúde (28,2%).

Embora o comprometimento da renda ainda seja expressivo, a queda na inadimplência e o maior controle financeiro das famílias indicam um ambiente mais favorável ao consumo no fim de ano.

A taxa de inadimplência potencial também caiu para 9,1%, reforçando a perspectiva de recuperação gradual do poder de compra e de fortalecimento do comércio local.

Publicar comentário