×

Ceará de Valores inicia formação presencial e supera expectativa de jovens inscritos

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abriu, neste sábado (29/11), o ciclo presencial de formação do programa Ceará de Valores com a realização do 1º Sábado de Valores. O encontro reuniu jovens no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no anexo II da Alece, em Fortaleza, e ocorreu também em Caucaia, Maracanaú, Aracoiaba, São Benedito e Fortim.

Ao longo do dia, os participantes estiveram em oficinas, palestras, dinâmicas socioemocionais e trilhas que abordaram temas como protagonismo juvenil, convivência social, cultura de paz e desenvolvimento pessoal. Lançado em setembro, o programa é realizado pela Alece em parceria com o Instituto Centec e é destinado a jovens de 14 a 29 anos.

Presente ao encontro, o deputado Acrísio Sena (PT) afirmou que o programa vive uma nova etapa de expansão e destacou “a iniciativa visionária do presidente Romeu Aldigueri, que colocou o Parlamento numa interlocução direta com os jovens do Estado”. Segundo o parlamentar, “o programa está presente nas 14 macrorregiões, com a meta de qualificar 16 mil jovens, número que já foi ultrapassado”.

O diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte, afirmou que “a meta inicial era 16 mil inscritos e chegamos a quase 20 mil em menos de 30 dias”. Ele explicou que cada município contará com cinco encontros presenciais, incluindo a abertura e outras quatro edições, dentro de uma formação híbrida. O encontro também teve participação do humorista Titela.

O coordenador técnico do programa, Klécio Gonçalves, explicou que a formação é dividida em três trilhas: Socioemocional; Desafios do Século XXI e Regionalismo; e Empreendedorismo. Segundo ele, os jovens deverão desenvolver projetos com inovação e impacto social, que serão avaliados em feiras e premiações locais e estadual. O secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos da Alece, Paulo Roberto Nunes, afirmou que o Ceará de Valores “cria oportunidades reais para os jovens do Estado”.

Publicar comentário