×

Ceará recebe 187 novos profissionais do Mais Médicos

O Ceará passou a contar, a partir desta segunda (7/7), com o reforço de 187 médicos do Programa Mais Médicos. Do total, seis profissionais foram designados para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, responsável por atender comunidades indígenas em áreas de difícil acesso. Os demais serão incorporados às equipes de Saúde da Família nos municípios do estado.

A chegada dos médicos integra a nova etapa do programa federal, que selecionou 3.173 profissionais para atuação em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país. O edital registrou mais de 45 mil inscritos. Desde o dia 2 de julho, os médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a se apresentar nos locais de trabalho.

Já os médicos brasileiros formados no exterior participarão, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com capacitação voltada ao atendimento em urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões de atuação.

A atuação dos profissionais no Ceará visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e reduzir o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

O programa Mais Médicos tem como prioridade cobrir áreas com menor número de profissionais e alta vulnerabilidade social. Atualmente, o programa conta com cerca de 24,7 mil médicos em atividade em 4,2 mil municípios, cobrindo 94% do território nacional.

Publicar comentário