Cearense de Ubajara vence o Prêmio Mulheres do Agro e leva o nome da Ibiapaba ao topo
A Serra da Ibiapaba floresceu diante do Brasil. Pela primeira vez, uma cearense conquistou o Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).
A vencedora é Lucivanda Fernandes Siqueira, CEO da Fazenda Santo Expedito, localizada em Ubajara, a 323 quilômetros de Fortaleza. Ela foi reconhecida com o primeiro lugar na categoria Pequena Propriedade da 8ª edição da premiação, celebrada na última quarta-feira (22), durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo.
“Ainda tem muita gente que não acredita que tem rosa no Ceará. O Ceará é lindo, e a Ibiapaba, que é onde está a minha força, é fantástica. Ubajara é a cereja do Estado”, afirmou Lucivanda, orgulhosa da trajetória que transformou o negócio da família em um verdadeiro ecossistema de inovação.
À frente de uma fazenda que produz mais de 12 milhões de hastes de rosas de corte por ano, Lucivanda implementou práticas sustentáveis, como o reuso da água da chuva e o controle biológico de pragas. Ela também diversificou as atividades com o cultivo de pitaia, o turismo de experiência e a criação da linha de produtos “Aromas da Fazenda”, que utiliza resíduos florais para fabricar sabonetes e difusores naturais.
“Minha entrada no agronegócio tem quase 10 anos. Casei com um floricultor e ele me deixou desenvolver, apoiou. Tive que estudar muito, conhecer na prática o que era a cultura da rosa”, contou Lucivanda em entrevista ao jornal O Povo.
Publicar comentário