×

Pecém deve receber Data Center com investimento de US$ 5 bilhões

Um investimento de impacto global está prestes a mudar o perfil econômico do Ceará. Com um aporte estimado em US$ 5 bilhões, a Casa dos Ventos, empresa do cearense Mário Araripe, vai implantar um gigantesco Data Center na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, tendo a chinesa ByteDance (dona do TikTok) como cliente âncora.

Com foco em exportação de serviços digitais, o projeto é um marco na nova legislação que permite a instalação de centros de processamento de dados em áreas alfandegadas, com benefícios fiscais, cambiais e administrativos. A unidade operará com energia 100% renovável — eólica e solar — e deve se conectar, por cabos subterrâneos, aos 16 cabos submarinos internacionais que chegam à Praia do Futuro, colocando o Ceará em uma posição estratégica no mapa global da tecnologia.

O projeto, que já recebeu aprovação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), terá capacidade inicial de 300 megawatts (MW), com possibilidade de expansão para até 1 gigawatt (GW). A energia será fornecida por novos parques eólicos e solares dedicados exclusivamente ao empreendimento, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Além de impulsionar a economia local, o Data Center promete gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando o Ceará como um hub de infraestrutura digital e exportação de serviços de alto valor agregado. 

📍 Local: Complexo Portuário do Pecém – CE
🏗️ Início das obras: Segundo semestre de 2025
🚀 Início das operações: Segundo semestre de 2027
🌱 Energia: 100% renovável (eólica e solar)
👥 Empregos: +20 mil diretos e indiretos

Fonte: Portal In

Publicar comentário