Professores e alunos da rede pública recebem formação gratuita em IA no Ceará
A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), iniciou o projeto IA Inclusiva, que atenderá, em sua primeira turma, 150 docentes e cerca de 400 estudantes de ensino médio das cidades de Fortaleza, Itapajé, Crateús e Sobral. O projeto é uma iniciativa pioneira de formação de professores e alunos da rede pública na área de Inteligência Artificial.
As aulas iniciaram com os professores selecionados pela Seduc. Ao longo do mês de setembro, os estudantes iniciarão a formação.
A formação está sendo conduzida pela UFC, por meio de um projeto de extensão vinculado à Rede Interset-CE. Essa rede, instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC, reúne instituições públicas de ensino superior para a execução de ações intersetoriais em territórios vulneráveis.
Uma das propostas é que, a partir das escolas-piloto dessa turma pioneira, a Seduc passe a ofertar, no próximo ano, uma disciplina sobre IA para estudantes do ensino médio.
CONTEÚDO DAS AULAS
A capacitação em IA é ministrada por professores dos campi da UFC nessas quatro cidades. O conteúdo é organizado em quatro módulos:
- Lógica e Conceitos Básicos de Programação
- Letramento Digital e Segurança na Internet
- Introdução à Inteligência Artificial
- Técnicas de Introdução à Robótica Educacional
O terceiro módulo contará com uma etapa de certificação exclusiva para os professores pela Nvidia, empresa multinacional de tecnologia e uma das líderes no mercado de chips de IA.
DIFERENCIAL E INOVAÇÃO
Um diferencial do curso é que até os familiares dos participantes terão momentos de aprendizagem.
“A ideia é que os pais, os familiares, tenham um mínimo de conhecimento sobre IA, para que possam identificar e evitar fraudes e utilizar a inteligência artificial com segurança”, explicou o coordenador da iniciativa, professor Júlio dos Anjos, do Campus da UFC em Itapajé.
Outro objetivo do curso é integrar inovação tecnológica, inclusão e fortalecimento da prática docente, preparando os professores da rede estadual para os novos desafios da educação.
“Estamos abordando como se pode usar a IA de forma inteligente. Se não for bem aplicada, ela gera um problema de déficit de aprendizagem. As pessoas tendem a deixar que a IA ‘pense’ por elas, a achar que a IA substitui o humano. Queremos mostrar justamente o contrário: desenvolver habilidades de compreensão, análise crítica e resolução de problemas”, complementou o professor Júlio.
Após a conclusão da primeira turma, prevista para o fim de agosto de 2026, o projeto poderá ser renovado, com perspectiva de ampliação para outras localidades cearenses.
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