Vacinas contra bronquiolite e pneumonia chegam aos postos de Fortaleza
A partir de segunda-feira (8/12), os 134 Postos de Saúde de Fortaleza passarão a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante, aplicado em dose única, previne infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia.
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu 7.057 doses da Abrysvo, vacina fabricada pela Pfizer e aprovada pela Anvisa em abril de 2024. Aproximadamente 12 mil gestantes realizam acompanhamento pré-natal na rede municipal. Para receber a dose, é necessário apresentar cartão do pré-natal e documento de identificação com foto. A vacinação é gratuita.
A proteção conferida pelo imunizante cobre os primeiros seis meses de vida do bebê. A secretária de saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, afirma que a incorporação da vacina ao SUS representa um avanço para a prevenção de hospitalizações por bronquiolite. Entre janeiro e setembro deste ano, 4.899 pessoas foram internadas por pneumonia e bronquiolite associadas ao VSR, sendo 3.786 crianças de 0 a 12 anos.
Países como Chile e Argentina já adotaram a estratégia, com redução significativa de casos. Segundo o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, o isolamento social da pandemia reduziu a circulação do vírus, deixando muitas crianças sem imunidade, o que favorece surtos sazonais.
Além da vacinação, medidas como higienização das mãos, evitar contato de bebês com pessoas com sintomas respiratórios e manter outros imunizantes atualizados, como influenza, covid-19 e pneumocócica 10, também auxiliam na prevenção.
Publicar comentário