Porto do Pecém registra recorde e prevê movimentação histórica
A APM Terminals, operadora do Porto do Pecém, divulgou que entre janeiro e julho deste ano foram movimentados 389 mil TEUs (contêineres de 20 pés), volume 38,75% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando o total foi de 280.368 TEUs. O desempenho já indica que a movimentação anual poderá superar o recorde de 500 mil TEUs registrado no ano passado.
No mesmo período, a movimentação geral do porto alcançou 11,3 milhões de toneladas, alta de 7% em relação a 2024. Os números foram obtidos apesar do cenário de incertezas provocado pelo aumento de tarifas de importação dos Estados Unidos, cuja sobretaxa de 50% ainda deve impactar próximos balanços.
Segundo André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo e-commerce, pela safra de frutas e pela cabotagem, com destaque para a demanda prevista na Black Friday e no Natal. Ele também citou novos negócios nas áreas de algodão, carne, minerais e granito, além de projetos estratégicos para a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará).
Publicar comentário