Lula venceria a disputa presidencial de 2026
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta, dia 24, indica que Luiz Inácio Lula da Silva venceria a disputa presidencial de 2026 em todos os cenários testados. Em cenário similar ao de 2022, Lula alcança 48,8% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, marcaria 41,3%. Ciro Gomes (PSDB) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 3,1% e 2,3%, respectivamente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria o adversário mais competitivo entre os nomes testados, mas Lula manteria ampla vantagem, com 51,3% contra 30,4% de Tarcísio. Em cenário sem Lula, Fernando Haddad (PT) lidera com 43,1%, ante 30,1% de Tarcísio, demonstrando consolidação do campo governista.
Nos cenários de segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados, incluindo Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Junior (PSD), mantendo vantagem consistente em relação aos concorrentes.
A pesquisa destaca que a vantagem do petista cresceu desde as rodadas anteriores, especialmente a partir de agosto. A AtlasIntel entrevistou 14.063 pessoas, via internet, entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro informada é de 1 ponto percentual. O levantamento atribui a ascensão de Lula a fatores como recuperação econômica, medidas fiscais recentes e a fragilização de adversários no campo da direita.
Publicar comentário