×

Rodoviários do Ceará entram em greve e ônibus intermunicipais e interestaduais são afetados

Os trabalhadores e trabalhadoras do transporte rodoviário de passageiros no Ceará iniciaram uma greve por tempo indeterminado desde as 0h desta terça-feira (23/6). A paralisação é resultado de meses de negociações sem avanços significativos e da postura intransigente das empresas do setor diante das reivindicações da categoria.

A decisão pela greve foi aprovada de forma unânime durante assembleia realizada na última semana, em Fortaleza, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual e Intermunicipal do Estado do Ceará (SETETI), entidade filiada à CSP-Conlutas.

Categoria Reivindica Valorização Salarial e Melhores Benefícios

Atualmente, o SETETI representa cerca de 1.700 trabalhadores que atuam no transporte rodoviário interestadual e intermunicipal de passageiros em todo o estado.

Entre as principais reivindicações da Campanha Salarial estão:

  • Reajuste salarial com 8% de ganho real acima da inflação;
  • Cesta básica no valor de R$ 250;
  • Vale-alimentação de R$ 25 por dia.

Segundo os trabalhadores, as propostas apresentadas pelas empresas estão muito distantes das necessidades da categoria e não garantem uma valorização real dos salários e benefícios.

Proposta Patronal É Rejeitada pela Categoria

Até o momento, a proposta patronal não chega a 1% de ganho real acima da inflação e apresenta reajustes considerados insuficientes tanto para a cesta básica quanto para o vale-alimentação.

Diante desse cenário, a categoria rejeitou a proposta e decidiu manter a paralisação até que haja avanços concretos nas negociações.

Para os trabalhadores, o movimento grevista tornou-se o único instrumento capaz de pressionar as empresas a apresentarem uma proposta compatível com as reivindicações da campanha salarial.

Greve Está Mantida

De acordo com Zé Batista, dirigente da CSP-Conlutas Ceará, todas as exigências legais para a realização da greve foram cumpridas e o movimento segue fortalecido.

“Qualquer conquista será resultado da greve. Todas as questões legais estão resolvidas e a greve mantida. A categoria está pronta para lutar, e estaremos juntos”, afirmou.

A declaração reforça a disposição dos trabalhadores em permanecer mobilizados até que suas demandas sejam atendidas.

CSP- Conlutas Reafirma Apoio à Mobilização

A CSP-Conlutas manifestou total apoio à greve dos rodoviários do Ceará, destacando a importância da organização coletiva e da mobilização para garantir direitos e avanços nas negociações.

Para a Central, a história das lutas trabalhistas demonstra que as principais conquistas da classe trabalhadora foram resultado da unidade, da organização e da luta direta.

Unidade e Mobilização Para Garantir Conquistas

Os trabalhadores rodoviários do Ceará enfrentam um momento decisivo em sua campanha salarial. Diante da resistência patronal, a categoria aposta na força da mobilização e da greve para conquistar melhores salários, valorização profissional e condições mais dignas de trabalho.

A luta continua, e o apoio da população, dos movimentos sociais e das demais categorias de trabalhadores será fundamental para fortalecer essa mobilização e ampliar as possibilidades de vitória.

Fonte: Jornal dos Municípios

Publicar comentário