×

20° Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba encerra neste sábado (26/7)

O 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba chega ao fim neste sábado, 26 de julho, em Viçosa do Ceará, com uma programação especial que celebra a diversidade e a força da música cearense. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o festival reafirma seu papel como uma das mais importantes ações de formação, fomento e difusão da música no estado.

O encerramento contará com apresentações dos alunos que participaram das formações artísticas oferecidas ao longo da semana, refletindo o compromisso do Governo com a qualificação e valorização dos artistas cearenses. A noite também será marcada por shows de artistas convidados, consolidando o Festival Mi como um espaço de encontro entre mestres, aprendizes e grandes nomes da cena musical.

As atividades começam pela manhã, no Auditório da Escola Modelo, com apresentações dos grupos formados nas oficinas ao longo do festival, com a participação dos seus professores. Às 10h, o Coral Adulto do Festival se apresenta sob a regência da professora Regina Kinjo. Em seguida, às 10h30, é a vez da Orquestra de Cordas do Festival, conduzida por Enaldo Oliveira. Às 11h, a Orquestra Sinfônica do Festival sobe ao palco, regida pelo professor Arthur Barbosa, e, ainda pela manhã, a Banda Sinfônica do Festival se apresenta às 11h30, sob a regência de Dario Sotelo.

No período da tarde, o Theatro Pedro II recebe, a partir das 16h30, a Camerata de Violões do Festival, formada na oficina da professora Cristina Tourinho. Às 17h, o palco é do Grupo de Flautas Doces, da professora Sueli Helena. Logo após, às 17h30, o Coral Infantil do Festival se apresenta sob a regência da professora Patrícia Marin.

À noite, a programação se concentra em dois palcos principais a partir das 19h. No Palco Feira Mi, destaque para a produção artística do Ceará. O coletivo Viçosa Trep e Poesia apresenta o show Novos Horizontes, seguido pelo grupo Kariri Sax com o espetáculo Músicas do Kariri e, encerrando a programação no palco, Moon Kenzo apresenta com o show AMARGA, que traz uma proposta autoral e contemporânea.

No Palco da Matriz, o público poderá conferir o Grupo de Choro do Festival, do professor David Calandrine, e o Grupo de Música Regional do Festival, resultado da oficina ministrada por Adelson Viana. Logo após acontece a solenidade oficial de encerramento da 20ª edição do festival e, encerrando a programação, acontecem três grandes shows. O primeiro é “Siriará”, um espetáculo musical inédito que busca fazer um passeio pela história da música do Ceará desde a década de 20 até os dias de hoje. O show conta com a direção musical e arranjos de Claudio Mendes, e a participação de grandes multi-instrumentistas que também performam como cantores.

Na sequência, show de Luiz Fidelis um dos maiores compositores cearenses, autor de músicas gravadas por nomes como Dominguinhos, Fagner e Elba Ramalho. E para encerrar a edição, show de Eliane, a Rainha do Forró.

Publicar comentário