
Ceará avança 479 km em rede de esgoto nos últimos dois anos
Estado com a maior Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário do Brasil, o Ceará tem apresentado bons resultados na ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto. Em pouco mais de dois anos, a parceria entre a Cagece e a Ambiental Ceará implantou mais de 479 km de novas redes de esgoto, com investimento de R$ 1,5 bilhão, o que inclui obras de expansão, melhorias no sistema, serviços comerciais e atividades de conscientização.
Os dados são referentes a maio de 2023 — quando a PPP iniciou a operação — até o primeiro semestre deste ano. Neste mesmo período, 193 equipamentos do sistema de esgoto foram revitalizados, abrangendo tanto Estações de Tratamento (ETEs) quanto Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), fundamentais para a destinação correta do esgoto gerado pelos moradores. Com isso, mais de 67 mil imóveis tem, hoje, infraestrutura para se conectar ao sistema de esgotamento sanitário.
Os serviços modificam o cenário urbano em regiões que careciam de esgotamento sanitário, como aconteceu em Missão Velha, na Região do Cariri. “Antes, aqui tinha muita lama, mau cheiro e sujeira na rua. Nessa rua, muitas pessoas tiveram dengue, Chikungunya e outras doenças que têm a ver com o esgoto. Agora, nós podemos sentar na calçada para conversar, as crianças estão brincando na rua, e estamos mais saudáveis e felizes”, afirma Maria Raquel Ribeiro, moradora da do bairro Antônio Linard, contemplado com 1,2 km de novas redes no primeiro ano de operação.
Publicar comentário